Alimentação:
Filhotes de até dois meses, é recomendado que só coma ração e feno, pois sua flora intestinal não está totalmente desenvolvida.
Como complementar sua alimentação (apartir de 2 meses) : Além dos alimentos que deve ser dados diariamente, podem ser colocado no cardápio verduras e frutas. É importante variar os tipos de frutas e verduras, nunca dar o mesmo todos os dias, pois tudo em excesso faz mal.
Frutas que eles podem comer: Banana, Pitanga, Amora, Maça, Uva, Melão, Mamão, Pêssego, Pêra, Abacaxi, Abóbora, Cereja, Kiwi, Uvas passas, Morango, Ameixa, Framboesa, Manga.
Outros Alimentos que eles podem comer: Couve, Brócolis, Cenoura, Tomate, Pepino, Almeirão, Chicória, Couve-Flor, Aipo, Nabo, Folhas de Cenoura, Agrião e as demais folhas verdes escuras, Aveia em flocos.
Alimentos que nunca podem faltar no cardápio diário do coelhinho: Ração, Feno, água limpa e fresca.
O que eles não podem comer: Nunca dar folhas verdes claras como Alface, Acelga, temperos como salsinha, cebolinha... E outros alimentos que são apenas de consumo humano. Isso pode causar diarréia no coelhinho e levá-lo a morte.
Dicas legais:
- É muito legal oferecer uma rodela de abacaxi pelo menos uma vez por semana para ajudar no controle dos pelos no estomago.
- Frutas por serem doces devem ser oferecidas com moderação (2x por semana), para não causar obesidade.
- As folhas de tomate são totalmente tóxicas para os coelhos, mas a fruta pode ser oferecida.
- é normal conforme o tipo de alimento oferecido, que haja alterações na coloração e consistência da urina.
Principais cuidados e Higienização:
O dono de um mini coelho deve ter em mente que seu animal tem muitos pelos, devendo ter uma escovação de pelo menos 2 vezes por semana. Tosa é bem vinda para essa raça, principalmente no verão! É uma raça que sofre bastante com o calor.
- Escovação duas vezes por semana
- Corte ou lixamento das unhas
- Alimentação balanceada
- Tosa no verão (A tosa deve ser feita pelo próprio dono, com o uso de uma tesoura sem ponta, pois por ser um animal muito medroso poderá sofrer muito stress com um uma pessoa desconhecida) tirar somente o excesso de pelos.
Como ensinar seu coelhinho usar a bandeja para suas necessidades:
Os mini Coelhos são animais muito inteligentes e limpos. Eles aprendem com muita facilidade a usar bandeja higiênica como os gatos, facilitando sua manutenção e limpeza.
Você irá precisar de:
- Uma bandeja higiênica para gatos
- Feno
-Jornal
- Papel toalha
Forre a bandeja com jornal, e coloque feno dentro dela, os coelhos marcam seu banheiro pelo cheiro de sua urina e fezes, assim todas as vezes que ele fizer suas necessidades no local errado, pegue o papel toalha limpe seu xixi ou pegue o coco, e coloque na bandeja, limpando o local que ele fez com desinfetante para que saia o odor, o coloque na bandeja para que ele sinta o cheiro... Fazendo isso todas as vezes que ele errar, com o tempo ele vai acostumar com o cheiro que o local correto é na bandeja.
Coelhos não precisam de banho, Assim como os gatos, eles fazem sua higiene se lambendo, se seu coelho estiver realmente sujo, o limpe com um pano úmido, verifique se ele está bem sequinho, pois umidade no pelo pode proliferar fungos, podendo deixar seu coelhinho doente.
Clima: Cuidado com o clima, o mini coelho são mais adaptados para climas frios do que quente, isso não quer dizer que ele irá tolerar ambiente muito frio, ou vento. Nunca deixe seu coelho em contato com correntes de ar, mesmo no calor isso poderá deixá-lo resfriado, em clima gelado é conveniente colocar uma toalha ou manta por cima da gaiola, nunca dentro pois ele irá roer e fazer xixi em cima. Em climas quentes além da tosa, deixe-o em um lugar arejado, água fresca sempre à vontade, nunca GELADA. Nunca deixe seu coelhinho em contato com o sol por mais de 10 min. um pouco mais que isso já é suficiente para matá-lo por ele ser muito sensível ao calor!
Habitação: É de extrema importância que seu coelhinho tenha algum lugar seguro para passar a noite ou para ficar quando não há ninguém em casa, como uma gaiola ou um cercadinho, o melhor é fazer um cercadinho, construir um cercadinho é super fácil, e é ótimo para deixar o coelhinho em segurança, o que não pode faltar em um cercadinho é a bandeja higiênica, brinquedos, ração, água fresca, feno, e se quiser colocar tocas, caminhas e túneis. As grades para se fazer um cercado é encontrada em loja de expositores (lojas que vendem manequins, balcões e cabides) o que deve fazer é escolher o melhor tamanho que se adéqüe á sua casa e ligar as grades através de conectores que também são encontrados nessas lojas, é importante fazer os cercadinhos com teto para que o coelhinho não fuja.
ALGUMAS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS DO SITE www.minicoelhosbaby.com.br